sábado, 27 de fevereiro de 2021

Existe vida para além da Netflix #1

 


É Sábado, são 18h48 (não que o dia ou a hora tenha alguma coisa a ver, porque não tem, mas era só para contextualizar :P ) e estou a ver tutoriais online sobre análise estatística em SPSS, visto que os meus conhecimentos na matéria estão muito perdidos na minha cabeça, a baloiçar entre várias teias de aranha. Não me lembro de quase nada! Sem ser fazer médias e gráficos muito básicos (mesmo muito básicos) 

Ao mesmo tempo, aplico estes conhecimentos a uma base de dados que me deram para analisar.

E isto porquê? Bem que podia estar refastelada no sofá a ver Netflix e a comer junk food (aos fins-de-semana dá para fazer isso!), mas decidi investir parte do meu (pouco) tempo livre a revisitar alguns conceitos de análise estatística, porque isto fará (ou voltará a fazer) parte do meu futuro. A um médio/longo prazo, é certo, mas faz parte do futuro que eu quero começar a construir - mesmo que seja com passos pequeninos - já hoje.

Pois é, estou a pensar seriamente em voltar a estudar! Fazer um break do mercado de trabalho e ir para o next level em termos de educação. Estou muito entusiasmada com esse plano (pois ainda é um plano, nem projeto é como deve ser ainda), porque sou uma pessoa apaixonada pela área do conhecimento. Adoroooo aprender, adoro investigar (sou daquelas que procura tudoooo no Google e lê 400 artigos sobre o mesmo tema desde que seja de interesse e que clica em todas as hiperligações dos artigos da Wikipédia), estudar, ler, escrever, e tantas vezes dei por mim nos últimos anos (sim, anos) a dizer que saudades tinha de ser estudante, e se pudesse arranjar um trabalho relacionado com isso, e se me pagassem para aprender e construir conhecimento! A última coisa que eu me lembro de ter feito que gostasse realmente, pelo qual fui apaixonada realmente, foi a minha tese de Mestrado há 6 anos! Foi uma coisa que me realizou muito, ao contrário de tudo o que se seguiu (nunca tive um trabalho em que me sentisse mesmo mesmo realizada a 100%, e isso, para mim, é algo importantíssimo).

E porque não? Porque não encontrar uma forma de ser paga (que isto uma pessoa é adulta e ainda por cima com uma dependente, convém - convém só! - ganhar algum dinheiro) a fazer algo que gosto? Mas o que é que eu gosto? Muitas coisas até, mas aquele "bichinho" do "voltar a estudar" ou a fazer algo relacionado com a área do saber é algo que me cativa.

O bichinho foi crescendo e fermentando, e a ideia de me virar para a área da investigação foi ganhando terreno. Com um plano mais ou menos delineado, com recursos e ferramentas, com o que há disponível por aí, hei-de conseguir pôr isso em prática a médio/longo prazo :)

E isso começa-se com um refresh aos meus conhecimentos estatísticos (eles estão cá, juro... só preciso de os desenferrujar!) num sábado tranquilo ao final da tarde :)

1 comentário:

  1. Gostava de ser como tu e começar a dedicar-me de novo ao estudo, mesmo que seja de forma caseira nos primeiros tempos. Ando tão preguiçoso.

    ResponderEliminar