quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Lia

Esta é a Lia a contemplar os patos.





Responde prontamente "quá quá" quando ouve a palavra "pato".

Diz "ouiada" ("obrigada") quando lhe damos algo ou aceitamos algo dela.

Diz "dia" quando puxo muitoooo por ela com o "bom dia".

Diz "olá" a toda a hora. Até quando quer dizer "adeus". E outras vezes diz adeus com um abanar de mão muito atrapalhado e a palavra "Dêêê!".

Diz sem qualquer problema e bastante bem definida a palavra "tinta" que aprendeu no surpreendente espaço de 10 minutos quando brincávamos com tintas. (foi mesmo rápida esta palavra, até fiquei admirada!)

Não diz "papá" nem "pai" nem "mamã" nem "mãe". Acho que é por ainda ser demasiado confuso  porque ora dizemos "papá" e "mamã", ora dizemos "pai" e "mãe". Ela coitadinha não percebe qual é (seriously, temos de parar de fazer isto e stick to a word; eu, por acaso, estou mais inclinada para o "mãe", sempre achei "mamã" um pouco piroso, porém, creio que mais fácil de dizer!) 

Percebe muitíssimo bem as palavras "música" (quando pronunciamos, ela vai imediatamente a um brinquedo que dá música e toca lá para começar), "bola" (vai sempre buscar uma bola), "água" (faz "aaahhhh", aquele som refrescante que fazemos quando estamos com muita sede e damos aquele primeiro grande gole, sabem?), "pão" (é só a comida preferida dela, se lhe dermos um pão de mafra inteiro, ela come-o todo) e várias outras comidas (massa, arroz... quando ouve "sopa" é que já não gosta muito )

Adora música e já consegue trautear alguns pedaços de melodias random, das que ela gosta mais, creio eu; e trauteia-as mesmo quando não está a dar a música, o que me dá ideia que ela fica com as músicas na cabeça (já eu não posso dizer que aprecie particularmente o facto de agora estar constantemente com as milhentas "Músicas da Carochinha" a martelar na cabeça o dia todo  )

Extremamente irrequieta, é muito difícil mantê-la sentada por mais que 30 segundos. Tem uma energia do outro mundo, mesmo.

Todas as fases de "fofice" dos bebés são boas, por exemplo, quando são recém-nascidos é aquele cheiro maravilhoso e irrepetível (que infelizmente passado uns meses deixam de ter), mas diria que, agora sim, começa a melhor fase. Ela interage imenso connosco e está numa idade em que dá para fazer imensas brincadeiras e que é super gratificante ver o crescimento acelerado dela. O melhor som do mundo, eu desconhecia e agora sei qual é: as gargalhadas de riso dela quando fazemos alguma brincadeira inesperada!

E que sorte que tenho eu por poder acompanhar isto de perto! Um dia destes, uma moça com quem tenho contacto pelo Instagram, quando me perguntou o que eu agora costumava fazer com ela nestes dias que temos de estar em casa, eu respondi "Brinco!" e ela respondeu "isso é tipo o sonho de qualquer adulto, ficar a brincar". Esta frase dela de facto fez-me parar e agradecer a sorte que estou a ter. Este confinamento trouxe-me isso de bom: tempo, mais tempo e mais disponibilidade mental para a ver crescer, literalmente, a olhos vistos. A aprender coisas novas de dia para dia. A brincar! How awesome is that? Ela pede a minha atenção 95% do tempo, quer esteja acordada ou a dormir, e eu tenho todo o gosto em dar-lhe todo esse tempo. Sim, é esgotante, sim às vezes fico saturada, mas se olhar para a vertente geral, é muito bom eu poder estar a viver isto em pleno. Esta era uma das vertentes da maternidade que eu almejava vivenciar: o ver de perto como um ser humano se forma. Acho absolutamente fascinante todo este processo! 

Confesso que este mês me fez reflectir que em breve espero poder mudar o meu estilo de vida para que consiga passar mais tempo com ela! Claro que eu preferia que não estivéssemos a viver uma pandemia, claro que eu preferia que os motivos pelos quais temos de passar por estes confinamentos não existissem, mas a verdade, que não posso negar, é que realmente foi este confinamento que me obrigou a parar e a reflectir quais são as minhas prioridades atuais. E definitivamente, acompanhar de perto e estar mais presente no dia-a-dia com ela é algo que é uma prioridade absoluta para mim nesta fase! Mesmo que isso signifique fazer algumas mudanças, algumas adaptações, adiar ou abdicar de algumas coisas, mas ganhar muitas outras. É o Amor que faz isto :)

Esta é a Lia, a luz da minha vida há 1 ano e 2 meses 

Sem comentários:

Enviar um comentário